sábado, 26 de setembro de 2009

"Último suspiro" dos Beatles, 'Abbey Road" completa 40 anos

Considerado um dos melhores discos da carreira dos Beatles, Abbey Road, lançado em 26 de setembro de 1969, completa 40 anos de sua estreia neste sábado (26). Gravado entre abril de agosto do mesmo ano nos lendários estúdios da EMI, em Londres, o disco ainda tem em sua capa a foto clicada por Iain Macmillan registrando o quarteto atravessando Abbey Road. Embora tenha sido o penúltimo lançamento da carreira, o álbum foi o último a ser gravado, já que as sessões que originaram Let It Be (1970) já haviam acontecido anteriormente.

Penúltimo disco da carreira dos Beatles, Abbey Road ganhou o status de "solucionador" dos problemas da banda, que já enfrentavam muito desgaste em seu relacionamento. No entanto, o grupo, que iria se separar pouco tempo depois, conseguiu reunir belas composições individuais, mas já demonstrando pouca união como banda.

Além de belas canções da parceria Lennon/McCartney, o disco tem registros de músicas compostas pelo guitarrista George Harrison, que lutava cada vez mais por espaço nos álbuns do quarteto. Entre elas estão Something e Here Comes The Sun, dois grandes destaques entre as faixas.

Com 47 minutos de duração e produzido por George Martin, o álbum também é marcado pela inventividade do grupo no estúdio ao usar mais recursos tecnológicos. Este é um dos discos em que os Beatles exploram o uso do sintetizador, como em Because e Maxwells Silver Hammer

Nenhum comentário:

Postar um comentário