terça-feira, 30 de março de 2010

Eric Clapton comemora 65 anos nesta terça

Nos anos 60, a pichação Eric Is God surgiu em uma parede situada em Londres. Ela marcava a forte impressão que um certo jovem chamado Eric Clapton causou no meio musical daquela época. E as coisas só cresceram nesses anos todos.

Nascido em Surrey, Inglaterra, no dia 30 de março de 1945, Clapton começou a tocar guitarra de forma tardia, na adolescência. Mas aprendeu rapidinho, pois com 18 anos já era bastante badalado em Londres.

Sua primeira banda bem-sucedida foi o The Yardbirds, que ele integrou entre 1963 e 1965. O grupo fez sucesso, mas ele preferiu sair, dando lugar a Jeff Beck. O músico foi tocar com o blueseiro John Mayall, com quem gravou um disco.

Em 1966, montou o grupo Cream ao lado de outros músicos bastante badalados na Londres de então: o baixista e vocalista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker. Em menos de três anos, eles se tornaram uma das mais míticas formações da história do rock.

Sua versão pesada para blues, psicodelismo e rock ajudou a pavimentar o que depois viria a ser chamado de heavy metal, com direito a solos vigorosos e grande competição entre os músicos. No final de 1968, após grande show de despedida no Royal Albert Hall (Londres), o grupo já era.

Clapton tentou outro supergrupo em 1969, o Blind Faith, que lançou um único (e excelente) álbum e do qual faziam parte ele, Ginger Baker, Steve Winwood e Rick Grech.

O primeiro trabalho solo desse mestre da guitarra, autointitulado, saiu em 1970. Problemas sérios com drogas quase o tornaram mais um dos grandes astros do rock a morrer jovem demais. Felizmente, isso não ocorreu.

Durante os anos 70 e 80, Eric Clapton se firmou na carreira individual, investindo em boas canções sempre centradas em rock, blues, country e uma pitada de soul e black music.

Não faltaram sucessos: Lay Down Sally, Cocaine, After Midnight, Layla, I Can't Stand It, Tearin' Us Appart (dueto com Tina Turner), Bad Love, Pretending... Além de grande guitarrista, ele também se revelou ótimo cantor compositor.

Em 1992, conseguiu seu maior sucesso comercial graças ao álbum Unplugged MTV, que atingiu o número um na parada americana e lhe rendeu vários troféus Grammy.

Clapton esteve no Brasil para shows em outubro de 1990 e outubro de 2001, com ótima repercussão perante público e crítica especializada. Seu trabalho mais recente é Live At The Madison Square Garden, em dupla com o ex-colega de Blind Faith Steve Winwood.

Ele gravou vários trabalhos em parceria com amigos, entre os quais J.J. Cale e George Harrison. Em 2004, prestou belíssima homenagem a seu grande ídolo no blues, Robert Johnson, com o CD/DVD Me and Mr. Johnson - Sessions For Robert J. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário